Com a presença da Ministra da Cultura, Margareth Menezes, na abertura do evento, Salvador vai sediar, nos dias 24 e 25 de novembro, a Conferência Temática Cultura e Igualdade Racial. O evento faz parte das ações do Novembro Negro da cultura e começa às 09h30 no salão nobre da reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
A conferência temática é uma das etapas que antecede a quarta conferência nacional de cultura, que ocorre entre quatro e oito de março de dois mil e vinte e quatro, em Brasília, com o tema democracia e direito à cultura.
O diretor do Sistema Nacional de Cultura (SNC), Lindivaldo Júnior Afro, fala mais sobre o evento. “Está prevista para sua abertura acontecer no salão nobre da universidade federal da bahia. Na sexta-feira, logo pela manhã, a gente vai ter a presença da ministra, a presença muito forte da Fundação Cultural Palmares e aqui das secretarias dos comitês de cultura. E nós estamos também aqui com a equipe da diversidade cultural, que estamos juntos construindo esse processo. Então, estamos todo mundo juntos com especialistas da área, com conselheiros, com gente que discute políticas culturais e de enfrentamento ao racismo.”
As conferências temáticas são realizadas pelo ministério da cultura em parceria com outros órgãos do governo, organizações da sociedade civil, universidades e governos locais. Elas representam espaços para a discussão de temas variados relacionados às políticas culturais.
O objetivo é estimular o debate e o entendimento sobre o papel da cultura e das políticas para o setor. E também colaborar para a construção de conteúdos transversais para a quarta conferência nacional e o plano nacional de cultura.
A iniciativa faz parte da mobilização da Secretaria dos Comitês de Cultura do Ministério e dos governos estaduais e municipais vinculados ao Sistema Nacional de Cultura, envolvidos em um processo amplo de diálogo no período que antecede a discussão em âmbito nacional.
O diretor do Sistema Nacional de Cultura, Lindivaldo Júnior Afro, reforça o convite para a participação na conferência temática cultura e igualdade racial, em salvador, nos dias vinte e quatro e vinte e cinco de novembro. “Todas as pessoas que desejam participar dessa Conferência de Cultura e Igualdade Racial, podem acessar o site do Ministério da Cultura, nós temos lá uma inscrição virtual, então, quem tiver interesse de debater acessa, se inscreve. A gente tem vagas limitadas porque são dias de trabalho. Quem é especialista, pessoas de movimentos culturais, negros ou indígenas, gente vinculada ao tema da promoção da igualdade racial, e que se interessa por fazer esse debate vai somar com a gente e vem simbora participar na bahia.”
Para saber mais, acesse a página do Ministério da Cultura na internet no endereço www.gov.br/cultura.
Fonte: Brasil 61